O que pensam os estrangeiros sobre a nossa comida? Parte 2.

Aqui fica a segunda parte da tradução de um texto elaborado por um estrangeiro sobre a cozinha tradicional Portuguesa:

Também há bastantes opções para os amantes de carne. Espetadas grelhadas de carne de vaca, são populares, assim como o leitão. Cozido à portuguesa, um prato que reúne numa única refeição carne de vaca, carne de porco, linguiça e legumes, reflecte a desenvoltura de arte culinária tradicional. Uma combinação bastante mais incomum é a carne de porco e amêijoas da carne de porco à alentejana. A carne de porco também é cozida na cataplana com mexilhões, com a cataplana, uma espécie de wok, a selar os sabores. Enquanto isso, na cidade do Porto fazem-se tripas à moda do Porto, supostamente um legado dos dias do Príncipe D. Henrique, o Navegador, quando a cidade foi deixada com nada mais do que tripa, depois de toda a comida ter sido usada para abastecer as caravelas do Navegador. Até hoje os habitantes do Porto são conhecidos como tripeiros ou comedores-de-tripas.

Frango assado, temperado com piri-piri, alho, e/ou azeite, é um das poucas coisas que fizeram sua marca fora de Portugal onde pode ser achado em cidades com uma população portuguesa grande. A galinha de piri-piri altamente aromática é servida frequentemente em restaurantes especializados.

As sopas constituem uma parte integrante de arte culinária tradicional, com todo o tipo de legumes, peixe e carne, criam-se uma grande variedade de sopas e guisados. Caldo Verde, uma sopa feita de couve com batata e uma rodela de linguiça ou chouriço, originou-se na província do Minho, ao norte, mas é agora considerado um prato nacional. Junto com a canja de galinha (caldo de galinha), o caldo verde é uma das sopas preferidas dos Portugueses. Para os mais aventureiros, caldeirada de lulas à Madeirense, é caracterizada por uma mistura tipicamente Portuguesa de frutos do mar, especiarias e gengibre. Outro prato típico é a açorda onde são acrescentados legumes ou moluscos a pão rústico grosso para criar uma sopa “seca”.

Aqueles que adoram doces podem estar interessados em aprender que dos mais bem guardados segredos culinários de Portugal é sua gama vasta e distintiva de sobremesas e bolos. Muito comum nas ementas dos restaurantes Portugueses é a mousse de chocolate - mais rica, mais densa e mais suave que versões estrangeiras, enquanto outros favoritos incluem arroz doce, um pudim de arroz temperado com canela e limão. Porém, os doces mais famosos são bolos feitos com ovos e açúcar, influência da arte culinária moura e aperfeiçoados por freiras de Guimarães no décimo sexto século. Para uma experiência exclusivamente portuguesa, a visita deveria ir a um pastelaria (ou confeitaria) onde as muitas variedades de bolos e outras confecções, como também delicadezas saborosas como bolinhas de bacalhau, pastéis de bacalhau, são servidos. A Antiga Confeitaria de Belém onde os lendários pastéis de Belém, pasteis recheados de natas, são confeccionados, é um destaque de Lisboa. Sintra, perto, tem o seu próprio doce tradicional, queijadas de Sintra (um tipo de torta de queijo) que os vendedores ambulantes vendem em pacotes de seis.

A atitude portuguesa para comida é simples e imaginativa, tradicional e inventiva. Acima de tudo, desfrutar a boa comida é um dos aspectos mais estimados da vida quotidiana. Dos cafés informais para restaurantes de primeira classe, para todos os orçamentos e ocasiões são preparadas comidas. Cafés minúsculos e tascas, frequentemente não mais que buracos na parede, abundam. A oportunidade de provar esta culinária rica e desconhecida é uma das maiores recompensas em visitar Portugal.

Comentários

Oi
achei seu blogue interessante e deixei um Premio para ti no meu.

:)